Site da RPC
Segundo os bombeiros, de janeiro até agora, foram mais de 520 acidentes na cidade. Número que supera o registrado no ano passado.
Segundo o Corpo de Bombeiros, até agora foram registrados 527 acidentes no trânsito de Paranavaí. Em 2009, foram 464 ocorrências. O número de mortes, porém, diminuiu. No ano passado, 8 pessoas perderam a vida em acidentes. Este ano, de janeiro até agora, 7 pessoas morreram.
Veja o vídeo clicando aqui
quinta-feira, 30 de dezembro de 2010
quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
Motociclistas banalizam infrações, adverte Ditran
Muitos motociclistas de Paranavaí banalizam algumas infrações graves ou gravíssimas. Eles poderão ser cobrados a qualquer momento, inclusive com o recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O
alerta é do diretor da Ditran (Diretoria de Trânsito) coronel Antônio Carlos Aguiar.
Veja matéria do Diário do Noroeste
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
Municípios terão autonomia para regulamentar mototáxi
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que regulamenta a profissão de mototaxista no País. Mas depois que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definir os últimos detalhes, caberá aos municípios autorizarem ou não o serviço. Araraquara, Barretos e São José do Rio Preto estão entre as 3,5 mil cidades brasileiras que já permitem o transporte de passageiros em motos. A Prefeitura de São Paulo ainda não opinou sobre o tema e, em nota, disse estar estudando a regulamentação na capital.
Sobre o artigo mais polêmico da lei, que trata dos mototáxis, o ministro defende que qualquer cidade brasileira pode adotar o serviço, desde que esses profissionais respeitem as regras de trânsito. "Se ele exercer a profissão de forma consciente não tem problema. Nem em São Paulo."
Veja matéria na íntegra no site O Estadão
Comissão aprova teste de déficit de atenção para motociclistas
A Comissão de Viação e Transportes aprovou hoje o Projeto de lei 7483/10, do deputado Osmar Terra (PMDB-RS), que obriga os motociclistas a realizar o teste para diagnóstico do Transtorno de Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade (TDAH).
Segundo o autor do projeto, pesquisa realizada com motoboys de Porto Alegre (RS), publicada recentemente na revistaEuropean Psychiatry, mostra que há relação entre o TDAH e os acidentes com motos. "Desatenção, dificuldade de concentração, agitação, impaciência ou gosto pelo risco, entre outros, são fatores de indução à direção perigosa e potencializam a ocorrência de acidentes", argumentou Osmar Terra.
Veja a matéria na íntegra no site da Câmara Federal
Comissão rejeita programa educativo sobre segurança no trânsito
A Comissão de Educação e Cultura rejeitou na quarta-feira (28) a criação do programa "Segurança no Trânsito" em todas as escolas públicas e privadas, previsto para ser obrigatório para os alunos do último ano do ensino fundamental.
A medida está prevista no Projeto de Lei 4952/09, do deputado Nelson Bornier (PMDB-RJ). O relator, deputado Átila Lira (PSB-PI), apresentou parecer pela rejeição, apesar de considerar a “nobre intenção” do autor. “Essa matéria já se encontra regulada pelo Código de Trânsito Brasileiro", explica Átila Lira.
O Código (Lei 9503/97) determina a promoção da educação para o trânsito na pré-escola e nas escolas de 1º, 2º e 3º graus, por meio de ações coordenadas entre os órgãos e entidades dos sistemas de trânsito e de educação da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.
Veja a matéria na íntegra no site da Câmara Federal
domingo, 5 de dezembro de 2010
O Trânsito como tema de redação da UFPR
O vestibular 2010 da UFPR traz na sua prova de hoje, uma proposta de redação que aborda a questão do Trânsito na sociedade, o enunciado sugere que os candidatos redijam uma carta direcionada ao Secretário Estadual de Educação do Estado do Paraná, solicitando a inclusão no currículo do Ensino Médio conteúdos voltados a Educação para o Trânsito.
Veja o texto da prova na íntegra: UFPR
Nosso comportamento terrível no trânsito é resultado da nossa incapacidade de sermos uma sociedade igualitária; de instituirmos a igualdade como um guia para a nossa conduta. Nosso trânsito reproduz valores de uma sociedade que se quer republicana e moderna, mas ainda está atrelada a um passado aristocrático, no qual alguns podiam mais do que muitos, como ocorre até hoje. Em casa, nós somos ensinados que somos únicos, especiais. Aprendemos que nossas vontades sempre podem ser atendidas. É o espaço do acolhimento, do tudo é possível por meio da mamãe. Daí a pessoa chega na rua e não consegue entender aquele espaço onde todos são juridicamente iguais. Ir para a rua, no Brasil, ainda é um ato dramático, porque significa abandonar a teia de laços sociais onde todos se conhecem e ir para um espaço onde ninguém é de ninguém. E o trânsito é o lado mais negativo desse mundo da rua. É doentio, desumano e vergonhoso notar que 40 mil pessoas morrem por ano no trânsito de um país que se acredita cordial, hospitaleiro e carnavalesco. No Brasil, você se sente superior ao pedestre porque tem um carro. Ou superior a outro motorista porque tem um carro mais moderno ou mais caro. O motorista não consegue entender que ele não é diferente de outro motorista, do pedestre, do motorista de ônibus. Que ele não tem um salvo-conduto para transgredir as leis. No Brasil, obedecer à lei é uma babaquice, um sintoma de inferioridade. Quem obedece é subordinado porque a hierarquia que permeia nossas relações sociais jamais foi politizada. Isso é herança de uma sociedade aristocrática e patrimonialista, em que não houve investimento sério no transporte coletivo e onde ainda impera o “Você sabe com quem está falando?”
(LIMA, Paulo. “Como estou dirigindo?”, ISTOÉ ed. 2130.)
terça-feira, 23 de novembro de 2010
Número de acidentes envolvendo motos já é 3% maior do que no ano passado
Por Benedito Praxedes Junior
O tipo de acidente mais registrado pelo Corpo de Bombeiros envolvendo motocicletas é a colisão com automóvel. Foram 240 ocorrências até agora, com um saldo de 317 pessoas feridas e uma morte
Consulta feita pelo DN no site do Corpo de Bombeiros mostra que o número de acidentes de trânsito, incluindo quedas, envolvendo motocicletas e motonetas até o último domingo, dia 21, já superou em 3% o total de ocorrências do tipo atendidas em todo o ano passado.
Em 2009, foram 468 ocorrências envolvendo motociclistas. Neste ano, foram 482 ocorrências, resultando em 619 pessoas com algum tipo de ferimento, mantendo assim uma média de três acidentes por dia e de quase dois feridos a cada registro.
Veja matéria na íntegra no Diário do Noroeste
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
Grupo que estuda estratégia de trânsito define ações para redução de acidentes
Uma das iniciativas é oferecer capacitação para agentes e orientadores da Diretoria de Trânsito, que atuam nas ruas da cidade.
Resolver um problema tão grave como o alto índice de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas é um trabalho que precisa ser minuciosamente planejado. Nas palavras do vice-presidente da Unimed, Marcelo Campos, coordenador do grupo que estuda a estratégia de redução dos acidentes em Paranavaí, a situação pode ser considerada epidêmica. Sob o slogan “Acidentes - Pare com isso”, a estratégia busca reverter este quadro preocupante.
Resolver um problema tão grave como o alto índice de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas é um trabalho que precisa ser minuciosamente planejado. Nas palavras do vice-presidente da Unimed, Marcelo Campos, coordenador do grupo que estuda a estratégia de redução dos acidentes em Paranavaí, a situação pode ser considerada epidêmica. Sob o slogan “Acidentes - Pare com isso”, a estratégia busca reverter este quadro preocupante.
Há quase um ano, representantes de várias instituições de Paranavaí se reúnem para traçar diretrizes que resultem em mais segurança para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Aos poucos, as ações estão sendo definidas. “A estratégia precisa ser realizada passo a passo. Não podemos antecipar etapas para que as ações tenham resultados efetivos e permanentes”, explicou Campos.
Entre as atividades já planejadas está a capacitação dos funcionários da Diretoria de Trânsito (Ditran), da Prefeitura de Paranavaí. A ideia é realizar um trabalho de valorização dos profissionais e, ao mesmo tempo, explorar o potencial de atuação deles junto à comunidade. Para isso, a Polícia Militar, o Detran e profissionais de outras áreas de atuação, por exemplo, saúde, farão palestras e oficinas para agentes e orientadores da Ditran, que atuam diretamente no trânsito da cidade.
Panfletos com orientações já foram distribuídos em várias ocasiões e eventos. Um material audiovisual está sendo concluído e deverá ser veiculado em faculdades, clubes sociais e escolas. Haverá campanhas de mídia, elaboração de projetos e ações de conscientização da população. O grupo também irá auxiliar técnicos da Prefeitura na elaboração do projeto de lei para regulamentação dos mototaxistas.
Infraestrutura - A equipe que desenvolve a estratégia de redução de acidentes com motocicletas em Paranavaí pretende investir em iniciativas para aprimorar a sinalização de trânsito existente, considerando que infraestrutura é um dos quatro principais eixos de atuação do grupo. Além disso, tem discutido a implantação do sistema binário, com o objetivo de auxiliar técnicos da Prefeitura no trabalho de orientação à comunidade.
Fiscalização - Paralelamente, o Pelotão de Trânsito da PM está organizando blitze por toda a cidade, em diferentes horários e locais. O objetivo é conter as infrações e penalizar quem não respeita as leis e a sinalização. Afinal, a fiscalização é outro eixo definido para a atuação do grupo.
Ainda referente à fiscalização, o tenente Ricardo Cesar Gral, comandante do Pelotão de Trânsito da PM, deu uma boa notícia, durante a reunião do grupo. Ele informou que, desde quinta-feira, quatro policiais com motocicletas estão circulando por toda a cidade, apoiando o policiamento e fazendo a fiscalização do trânsito.
Cidade do Trânsito - A educação e a conscientização são mais dois eixos fundamentais nesta estratégia de trânsito desenvolvida em Paranavaí. Por isso, alcançar as crianças é garantir que, mesmo a longo prazo, seja possível obter resultados positivos na luta contra os acidentes. A instalação de uma Cidade do Trânsito garantiria uma ferramenta de grande eficiência neste trabalho.
Pensando nisso, o grupo encaminhou uma carta ao deputado reeleito Antonio Teruo Kato, para que ele auxilie o município na conquista da Cidade do Trânsito, fazendo intervenções políticas junto ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e ao Governo do Estado. A solicitação feita, por escrito, ao parlamentar foi encaminhada ao DER, protocolada e será avaliada.
Fonte: Diário do Noroeste
Da redação do Diário do Noroeste do dia 14/11/2010
Da redação do Diário do Noroeste do dia 14/11/2010
terça-feira, 16 de novembro de 2010
Período entre 18 e 19 horas concentra maior número de acidentes de trânsito
Em 2009, os atropelamentos ocorreram mais nos períodos entre 11 e 12 horas e entre 16 e 17 horas. Neste ano, este tipo de acidente foi registrado com maior frequência entre 18 e 20 horas.
Por Benedito Praxedes Jr.
Por Benedito Praxedes Jr.
O maior número de acidentes de trânsito atendidos pela unidade do Corpo de Bombeiros de Paranavaí ocorre no período do dia entre as 18 e 19 horas.
Esta é uma das constatações que se pode fazer ao avaliar o relatório de atendimentos do CB do início do ano até o último dia 10. Já quando se leva em conta o total geral de atendimentos neste ano, o horário entre as 19 e 20 horas é o que aponta a necessidade de assistência dos bombeiros com maior frequência.
No ano passado, a maior incidência de atendimentos foi registrada no horário entre às 17 e 18 horas, com 144 ocorrências, seguido de perto pelo período seguinte, das 18 às 19 horas, com 138 registros.
Em 2010, o segundo horário de maior incidência de registros também é o entre 18 e 19 horas (150 registros). O atendimento de acidentes do tipo colisão entre moto e automóvel registrou aumento de 34%, sendo mais frequente no período entre as 17 e 19 horas.
Veja matéria clicando: Diário do Noroeste
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
Bombeiros registram aumento de 4,5% nas ocorrências atendidas em 2010
Por Benedito Praxedes
Depois dos incêndios em vegetação, o maior aumento no número de atendimentos é de acidentes de trânsito, com 16,89%. Até ontem os bombeiros já tinham registrado em 2010, 1.038 ocorrências
O 5º Grupamento de Bombeiros, sediado em Paranavaí, registrou até ontem um aumento de 4,5% no total de ocorrências atendidas em comparação com o mesmo período de 2009.
O 5º GB engloba as unidades de Loanda, Nova Esperança, Nova Londrina e a recém-instalada em Querência do Norte, e contabilizou até ontem o atendimento de 4.014 ocorrências, enquanto que no ano passado foram 3.816. Entre os tipos de atendimento, os incêndios em vegetação foram os que apresentaram maior crescimento, passando de 490 para 784, um aumento de 60%. Considerando os atendimentos, em separado, das unidades do 5º GB, a de Nova Esperança foi a que mais apresentou crescimento. Foram 545 no ano passado e 671 até agora, um aumento de 23,11%.
As demais unidades apresentam os seguintes desempenhos do total de ocorrências: Paranavaí (4,63%), Loanda (15,06%) e Nova Londrina, que teve redução de 14%.
Depois dos registros de incêndios em vegetação, o maior aumento no número de atendimentos no 5º GB é de acidentes de trânsito, com 16,89%.
Foram 888 acidentes atendidos em 2009 e até ontem os bombeiros já tinham registrado em 2010, 1.038 ocorrências.
Veja matéria na íntegra na página do Diário do Noroeste
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
Novas medidas para reduzir acidentes com motos em Campo Mourão
Fonte: CRN - Campo Mourão
publicado em: 28/10/2010 - 11h30min
Uma campanha será desencadeada em Campo Mourão nas próximas semanas visando reduzir o número de acidentes de trânsito, sobretudo envolvendo motocicletas. Dos 788 acidentes atendidos pelo Pelotão de Trânsito neste ano no Município, 460 envolveram motos. Outra estatística revela a gravidade da situação: As motos representam 20 por cento da frota de Campo Mourão, mas estão envolvidas em 58 por cento dos acidentes registrados a partir de janeiro deste ano.
A campanha é liderada pela Associação Comercial e Industrial (Acicam), que na tarde desta quarta-feira (27/10) promoveu uma reunião com representantes do 11º Batalhão de Polícia Militar/Pelotão de Trânsito, Corpo de Bombeiros, clubes de serviços, instituição de ensino, Conselho de Segurança, Prefeitura e de empresas revendedoras de motos, além de outras entidades.
Na abertura do encontro, o 11º BPM apresentou dados referentes a acidentes nas vias públicas de Campo Mourão, locais com maior ocorrência, tipos de colisão e outras informações estatísticas. Também apresentou fotos de acidentes e enumerou as principais infrações cometidas pelos motociclistas: excesso de velocidade e desrespeito a sinalização.
MEDIDAS
Ao final da reunião ficou decidido que serão mantidas gestões junto ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) reivindicando o repasse de radares de velocidade não mais utilizados pelo órgão para equipar o Pelotão de Trânsito de Campo Mourão. Também será reivindicada a Prefeitura a melhoria urgente da sinalização de trânsito na área urbana.
Entre as diversas ações de caráter educativo que deverão ser realizadas pela campanha está a organização de palestras nas escolas, inclusive buscando-se também a presença dos pais dos alunos. O trabalho também deverá ser realizado em empresas com grande número de funcionários e em firmas que se utilizam de motos para entrega de mercadorias, como auto peças, pizzarias, firmas de suprimentos de informática, farmácias, etc. Atenção especial deverá ser dada as empresas de moto táxi que operam em Campo Mourão.
A população será estimulada ainda a comunicar abusos. Ao verificar funcionários com motos identificadas de empresa fazendo manobras irresponsáveis ou em excesso de velocidade, a pessoa será incentivada a entrar em contato para comunicar a situação.
A população será estimulada ainda a comunicar abusos. Ao verificar funcionários com motos identificadas de empresa fazendo manobras irresponsáveis ou em excesso de velocidade, a pessoa será incentivada a entrar em contato para comunicar a situação.
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Homens são os que mais batem as motos
Os números de acidentes com motos nos 20 primeiros dias do mês de outubro demonstram que dois terços dos condutores são homens. De acordo com os números do Corpo de Bombeiros, no período foram registrados 27 acidentes, sendo que 21 homens pilotavam as motos. Na estatística do pelotão de Trânsito do 8° BPM Paranavaí a diferença é ainda maior. De todos os acidentes registrados, 78,3% dos casos as motos eram conduzidas por homens e 21,7% por mulheres.
Comparando com o mês anterior, praticamente não houve diferença no número de acidentes. Nos 20 primeiros dias do mês de setembro foram 22 acidentes envolvendo motos. Neste mês teve um acidente a menos.
No mês passado foram registradas duas mortes relacionadas a acidentes com moto, contra nenhuma neste mês.
Veja matéria na íntegra no Diário do Noroeste
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
Dicas importantes, vale a pena conferir!
Defender a vida tem muito a ver com a construção de uma nova cultura de trânsito. Por isso, as dicas que sugerimos enfocam a valorização da própria vida, da vida dos outros, a importância da mobilização pela paz no trânsito.
Turma da Mônica - Educação para o Trânsito
Dicas de comportamento seguro no trânsito em linguagem juvenil
Educação e Trânsito:
VÍDEOS:
Educação no trânsito - O trânsito como lugar para o exercício da gentileza e do respeito ao outro. Confira: Clique aqui
Semana do trânsito
A Semana Nacional do Trânsito acontece anualmente, entre os dias 18 e 25 de setembro, desde que foi instituído o Código de Trânsito Brasileiro, em 1997. A comemoração é obrigatória para todos os órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito, que devem criar eventos e promover campanhas educativas em todo o território nacional.
No entanto comemorar não é o termo mais adequado a qualquer evento que se refira ao trânsito. As estatísticas de mortos e feridos por acidentes permanecem assustando a cada ano, mas só atingem as pessoas quando uma fatalidade acontece nas suas famílias.
Veja matéria completa: Aqui
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
Um outro "olhar" da propaganda televisiva
Algumas propagandas veiculadas nos EUA e na Europa possuem grande impacto entre a população. No intuito de causar no telespectador uma consciência de que a imprudência como o uso do álcool e das drogas podem destruir famílias e acabar com o sonho de muitos jovens.
Veja neste vídeo uma campanha realizada na Europa que simula uma história real:
terça-feira, 14 de setembro de 2010
Viseira aberta é campeã em infrações com "morte súbita"
O Código de Trânsito prevê uma lista de infrações que resultam na suspensão automática da habilitação. Somente as três mais frequentes fizeram com que, no primeiro semestre deste ano, 7.669 condutores perdessem o direito de dirigir.
A infração é a campeã no ranking do Detran do Paraná entre as ações que provocam suspensão automática da CNH. Somente no primeiro semestre deste ano, foram 3.463 carteiras de habilitação suspensas por esse motivo. Na sequência, aparecem o uso de veículo para demonstrar manobra perigosa, com 2.174 motoristas multados; e dirigir sob influência de álcool ou entorpecentes, com 2.032. Entre as 10.957 carteiras suspensas no estado, no período, 69,7% do total foram por esses três motivos.
Veja matéria completa aqui
Fonte: Jornal Gazeta do Povo
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
Reunião no NRE com diretores e representantes das Escolas Públicas de Paranavaí
Foi realizada na última terça-feira, dia 31 de agosto, no NRE, uma reunião com diretores e pedagogos das Escolas Públicas de Paranavaí, e as escolas dos distritos de Mandiocaba e Graciosa. A iniciativa partiu de um grupo organizado da Sociedade Civil, coordenado pelo Dr. Marcelo Campos, vice-presidente da Unimed de Paranavaí, juntamente com vários representantes de diversos setores, que os grandes parceiros na luta para diminuir os Acidentes de Trânsito que envolvem motos em Paranavaí. O principal objetivo desse encontro foi compartilhar a nossa preocupação e discutir entre os participantes alternativas que não sejam apenas fruto de um momento ou algo passageiro, mas que efetivamente seja um programa de ações permanentes, no intuito de diminuir e tranquilizar a nossa cidade no tocante ao número crescente de acidentes com motos, que afetam principalmente os jovens entre 19 e 29 anos de idade.
domingo, 29 de agosto de 2010
Alunos da Escola Neusa Braga conscientizam população sobre educação no trânsito
Por entender a necessidade de ações preventivas, a Escola Municipal Neusa Braga vem realizando com alunos, pais e professores um projeto de Educação para o Trânsito, que tem por objetivo conscientizar e levar informação para a população através de práticas educativas, entrega de panfletos que ressaltam o valor da sinalização e dos equipamentos de segurança e normas de trânsito, e ainda realizando a abordagem de motociclistas, motoristas e pedestres.
De acordo com a equipe pedagógica da instituição, educar as crianças ainda é a melhor medida de prevenção. Segundo as professoras, a ideia do projeto surgiu após uma pesquisa realizada com os familiares dos alunos sobre os meios de transportes mais utilizados pelas famílias e também por causa da preocupação com o grande número de acidentes envolvendo motocicletas nos primeiros seis meses do ano em Paranavaí.
ACIDENTES DE TRÂNSITO ENVOLVENDO MOTOS EM PARANAVAÍ
Com o intuito de reduzir o número de acidentes em Paranavaí, a sociedade civil está se reunindo todas as quintas-feiras, sob a coordenação do médico Marcelo Campos, nas dependências da Unimed, para discutir sobre o tema e propor alternativas a curto, médio e em longo prazo.
Segundo um estudo do Corpo de Bombeiros e Detran do Paraná, a cada três acidentes de trânsito em Paranavaí, dois envolvem motocicletas, e entre 2005 e 2009 eles representaram 67% do total de acidentes na cidade.
O que mais preocupa é que muitos jovens, entre 19 e 29 anos, estão perdendo suas vidas por conta, muitas vezes, da imprudência e do desrespeito total às leis de trânsito e por falta de consciência sócio-educativa.
Outro dado importante, acerca do problema, é que o último levantamento realizado em 2007 pelo Detran, mostra que mais de 200 homens e quase 80 mulheres da faixa de idade entre 20 e 29 anos, foram vítimas de acidentes envolvendo motocicletas.
Considerando a preocupante realidade, o Núcleo Regional de Educação de Paranavaí está ativamente envolvido nessa campanha, no que diz respeito à Educação e à Conscientização dos condutores de motocicletas, e a primeira medida em curto prazo foi repassar aos diretores de escolas que criem alternativas em seus estabelecimentos de ensino, ou seja, alguma ação efetiva e rápida para conscientizar os estudantes e toda a comunidade escolar, embora algumas propostas em médio prazo já estejam sendo estudadas como: a criação de uma disciplina específica que aborde a educação no trânsito e outro como ciclo de palestras e ações de conscientização que sejam permanentes nas escolas públicas.
Assinar:
Postagens (Atom)