quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Grupo que estuda estratégia de trânsito define ações para redução de acidentes

Uma das iniciativas é oferecer capacitação para agentes e orientadores da Diretoria de Trânsito, que atuam nas ruas da cidade.


Resolver um problema tão grave como o alto índice de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas é um trabalho que precisa ser minuciosamente planejado. Nas palavras do vice-presidente da Unimed, Marcelo Campos, coordenador do grupo que estuda a estratégia de redução dos acidentes em Paranavaí, a situação pode ser considerada epidêmica. Sob o slogan “Acidentes - Pare com isso”, a estratégia busca reverter este quadro preocupante.
Há quase um ano, representantes de várias instituições de Paranavaí se reúnem para traçar diretrizes que resultem em mais segurança para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Aos poucos, as ações estão sendo definidas. “A estratégia precisa ser realizada passo a passo. Não podemos antecipar etapas para que as ações tenham resultados efetivos e permanentes”, explicou Campos.
Entre as atividades já planejadas está a capacitação dos funcionários da Diretoria de Trânsito (Ditran), da Prefeitura de Paranavaí. A ideia é realizar um trabalho de valorização dos profissionais e, ao mesmo tempo, explorar o potencial de atuação deles junto à comunidade. Para isso, a Polícia Militar, o Detran e profissionais de outras áreas de atuação, por exemplo, saúde, farão palestras e oficinas para agentes e orientadores da Ditran, que atuam diretamente no trânsito da cidade.
Panfletos com orientações já foram distribuídos em várias ocasiões e eventos. Um material audiovisual está sendo concluído e deverá ser veiculado em faculdades, clubes sociais e escolas. Haverá campanhas de mídia, elaboração de projetos e ações de conscientização da população. O grupo também irá auxiliar técnicos da Prefeitura na elaboração do projeto de lei para regulamentação dos mototaxistas.

Infraestrutura - A equipe que desenvolve a estratégia de redução de acidentes com motocicletas em Paranavaí pretende investir em iniciativas para aprimorar a sinalização de trânsito existente, considerando que infraestrutura é um dos quatro principais eixos de atuação do grupo. Além disso, tem discutido a implantação do sistema binário, com o objetivo de auxiliar técnicos da Prefeitura no trabalho de orientação à comunidade.
Fiscalização - Paralelamente, o Pelotão de Trânsito da PM está organizando blitze por toda a cidade, em diferentes horários e locais. O objetivo é conter as infrações e penalizar quem não respeita as leis e a sinalização. Afinal, a fiscalização é outro eixo definido para a atuação do grupo.
Ainda referente à fiscalização, o tenente Ricardo Cesar Gral, comandante do Pelotão de Trânsito da PM, deu uma boa notícia, durante a reunião do grupo. Ele informou que, desde quinta-feira, quatro policiais com motocicletas estão circulando por toda a cidade, apoiando o policiamento e fazendo a fiscalização do trânsito.
Cidade do Trânsito - A educação e a conscientização são mais dois eixos fundamentais nesta estratégia de trânsito desenvolvida em Paranavaí. Por isso, alcançar as crianças é garantir que, mesmo a longo prazo, seja possível obter resultados positivos na luta contra os acidentes. A instalação de uma Cidade do Trânsito garantiria uma ferramenta de grande eficiência neste trabalho.
Pensando nisso, o grupo encaminhou uma carta ao deputado reeleito Antonio Teruo Kato, para que ele auxilie o município na conquista da Cidade do Trânsito, fazendo intervenções políticas junto ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e ao Governo do Estado. A solicitação feita, por escrito, ao parlamentar foi encaminhada ao DER, protocolada e será avaliada.

Fonte: Diário do Noroeste
Da redação do Diário do Noroeste do dia 14/11/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário