terça-feira, 23 de novembro de 2010

Número de acidentes envolvendo motos já é 3% maior do que no ano passado

Por Benedito Praxedes Junior

O tipo de acidente mais registrado pelo Corpo de Bombeiros envolvendo motocicletas é a colisão com automóvel. Foram 240 ocorrências até agora, com um saldo de 317 pessoas feridas e uma morte

Consulta feita pelo DN no site do Corpo de Bombeiros mostra que o número de acidentes de trânsito, incluindo quedas, envolvendo motocicletas e motonetas até o último domingo, dia 21, já superou em 3% o total de ocorrências do tipo atendidas em todo o ano passado.
Em 2009, foram 468 ocorrências envolvendo motociclistas. Neste ano, foram 482 ocorrências, resultando em 619 pessoas com algum tipo de ferimento, mantendo assim uma média de três acidentes por dia e de quase dois feridos a cada registro.

Veja matéria na íntegra no Diário do Noroeste

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Grupo que estuda estratégia de trânsito define ações para redução de acidentes

Uma das iniciativas é oferecer capacitação para agentes e orientadores da Diretoria de Trânsito, que atuam nas ruas da cidade.


Resolver um problema tão grave como o alto índice de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas é um trabalho que precisa ser minuciosamente planejado. Nas palavras do vice-presidente da Unimed, Marcelo Campos, coordenador do grupo que estuda a estratégia de redução dos acidentes em Paranavaí, a situação pode ser considerada epidêmica. Sob o slogan “Acidentes - Pare com isso”, a estratégia busca reverter este quadro preocupante.
Há quase um ano, representantes de várias instituições de Paranavaí se reúnem para traçar diretrizes que resultem em mais segurança para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Aos poucos, as ações estão sendo definidas. “A estratégia precisa ser realizada passo a passo. Não podemos antecipar etapas para que as ações tenham resultados efetivos e permanentes”, explicou Campos.
Entre as atividades já planejadas está a capacitação dos funcionários da Diretoria de Trânsito (Ditran), da Prefeitura de Paranavaí. A ideia é realizar um trabalho de valorização dos profissionais e, ao mesmo tempo, explorar o potencial de atuação deles junto à comunidade. Para isso, a Polícia Militar, o Detran e profissionais de outras áreas de atuação, por exemplo, saúde, farão palestras e oficinas para agentes e orientadores da Ditran, que atuam diretamente no trânsito da cidade.
Panfletos com orientações já foram distribuídos em várias ocasiões e eventos. Um material audiovisual está sendo concluído e deverá ser veiculado em faculdades, clubes sociais e escolas. Haverá campanhas de mídia, elaboração de projetos e ações de conscientização da população. O grupo também irá auxiliar técnicos da Prefeitura na elaboração do projeto de lei para regulamentação dos mototaxistas.

Infraestrutura - A equipe que desenvolve a estratégia de redução de acidentes com motocicletas em Paranavaí pretende investir em iniciativas para aprimorar a sinalização de trânsito existente, considerando que infraestrutura é um dos quatro principais eixos de atuação do grupo. Além disso, tem discutido a implantação do sistema binário, com o objetivo de auxiliar técnicos da Prefeitura no trabalho de orientação à comunidade.
Fiscalização - Paralelamente, o Pelotão de Trânsito da PM está organizando blitze por toda a cidade, em diferentes horários e locais. O objetivo é conter as infrações e penalizar quem não respeita as leis e a sinalização. Afinal, a fiscalização é outro eixo definido para a atuação do grupo.
Ainda referente à fiscalização, o tenente Ricardo Cesar Gral, comandante do Pelotão de Trânsito da PM, deu uma boa notícia, durante a reunião do grupo. Ele informou que, desde quinta-feira, quatro policiais com motocicletas estão circulando por toda a cidade, apoiando o policiamento e fazendo a fiscalização do trânsito.
Cidade do Trânsito - A educação e a conscientização são mais dois eixos fundamentais nesta estratégia de trânsito desenvolvida em Paranavaí. Por isso, alcançar as crianças é garantir que, mesmo a longo prazo, seja possível obter resultados positivos na luta contra os acidentes. A instalação de uma Cidade do Trânsito garantiria uma ferramenta de grande eficiência neste trabalho.
Pensando nisso, o grupo encaminhou uma carta ao deputado reeleito Antonio Teruo Kato, para que ele auxilie o município na conquista da Cidade do Trânsito, fazendo intervenções políticas junto ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e ao Governo do Estado. A solicitação feita, por escrito, ao parlamentar foi encaminhada ao DER, protocolada e será avaliada.

Fonte: Diário do Noroeste
Da redação do Diário do Noroeste do dia 14/11/2010

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Período entre 18 e 19 horas concentra maior número de acidentes de trânsito

Em 2009, os atropelamentos ocorreram mais nos períodos entre 11 e 12 horas e entre 16 e 17 horas. Neste ano, este tipo de acidente foi registrado com maior frequência entre 18 e 20 horas.
Por Benedito Praxedes Jr.

O maior número de acidentes de trânsito atendidos pela unidade do Corpo de Bombeiros de Paranavaí ocorre no período do dia entre as 18 e 19 horas.
Esta é uma das constatações que se pode fazer ao avaliar o relatório de atendimentos do CB do início do ano até o último dia 10. Já quando se leva em conta o total geral de atendimentos neste ano, o horário entre as 19 e 20 horas é o que aponta a necessidade de assistência dos bombeiros com maior frequência.
No ano passado, a maior incidência de atendimentos foi registrada no horário entre às 17 e 18 horas, com 144 ocorrências, seguido de perto pelo período seguinte, das 18 às 19 horas, com 138 registros.
Em 2010, o segundo horário de maior incidência de registros também é o entre 18 e 19 horas (150 registros). O atendimento de acidentes do tipo colisão entre moto e automóvel registrou aumento de 34%, sendo mais frequente no período entre as 17 e 19 horas.

Veja matéria clicando: Diário do Noroeste

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Bombeiros registram aumento de 4,5% nas ocorrências atendidas em 2010

Por Benedito Praxedes

Depois dos incêndios em vegetação, o maior aumento no número de atendimentos é de acidentes de trânsito, com 16,89%. Até ontem os bombeiros já tinham registrado em 2010, 1.038 ocorrências

O 5º Grupamento de Bombeiros, sediado em Paranavaí, registrou até ontem um aumento de 4,5% no total de ocorrências atendidas em comparação com o mesmo período de 2009.
O 5º GB engloba as unidades de Loanda, Nova Esperança, Nova Londrina e a recém-instalada em Querência do Norte, e contabilizou até ontem o atendimento de 4.014 ocorrências, enquanto que no ano passado foram 3.816. Entre os tipos de atendimento, os incêndios em vegetação foram os que apresentaram maior crescimento, passando de 490 para 784, um aumento de 60%. Considerando os atendimentos, em separado, das unidades do 5º GB, a de Nova Esperança foi a que mais apresentou crescimento. Foram 545 no ano passado e 671 até agora, um aumento de 23,11%. 
As demais unidades apresentam os seguintes desempenhos do total de ocorrências: Paranavaí (4,63%), Loanda (15,06%) e Nova Londrina, que teve redução de 14%. 
Depois dos registros de incêndios em vegetação, o maior aumento no número de atendimentos no 5º GB é de acidentes de trânsito, com 16,89%. 
Foram 888 acidentes atendidos em 2009 e até ontem os bombeiros já tinham registrado em 2010, 1.038 ocorrências.

Veja matéria na íntegra na página do Diário do Noroeste